quarta-feira, 18 de maio de 2011

Literatura como meio de transformação social.

Constantes mudanças são necessárias no meio em que vivemos.É a partir delas que o homem se renova, se inspira e  encontra mecanismos para a construção de uma sociedade voltada para o futuro e para o bem estar de seus componentes.
A Literatura é arte, mas também é um meio de transformação, de questionamentos  e de respostas para os nossos anseios mais profundos. É através dela que o homem , na intimidade do seu "eu", se descobre como possuidor do poder de acreditar que pode mudar, que pode ser "ele mesmo" e que a liberdade e sua atuação no meio o faz protagonista da História.
Quando abrimos um livro, quer seja do nosso mais celebre escritor Machado de Assis, Jorge Amado ou do peruano Mario Vargas Llosa e nos envolvemos na magia da leitura, sentimos que  algo nos preenche e indiretamente nos ensina. Todas as artes têm o poder de nos fazer questionar e de nos provocar, porque sua finalidade não é só representar o que é "belo", a arte está além do estético.E a Literatura leva vantagem em relação às outras formas de expressão.E sabe por que?
Porque a palavra, a letra estão acessíveis a todos e os questionamentos são explícitos através de um texto, de um poema e de uma letra de música.
Por que não sentarmos com nossos amigos, filhos e alunos e lermos "O caso da Vara" de Machado de Assis ou até mesmo Harry Potter de J.K. Rowling ?
É óbvio que existem diferenças, pois é exatamente isso que faz a situação ficar interessante, a discussão, o procurar entender é 'isso' ou 'aquilo'. É quebrar barreiras, ser luz para os que procuram compreender a História da humanidade.
Interagir, provocar e libertar é a Literatura como meio de transformação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário